Sabemos que para mantermos o imóvel em boas condições durante o contrato de locação, eventualmente pode ser necessário realizar manutenção e reparos, seja no início ou no decorrer do período de locação.
Por isso, pensando em oferecer agilidade e garantia do serviço, a Rotina Imobiliária estabeleceu uma parceria com uma empresa especializada em manutenção de imóveis, a Refera, com uma equipe experiente para direcionar a avaliação e solução dos reparos necessários.
Entenda como funciona aqui:
1ª etapa: Avaliação dos reparos.
Após a abertura do ticket em nosso aplicativo, seguindo este passo a passo , a equipe da Refera irá avaliar as informações fornecidas para entender a responsabilidade e urgência de cada uma delas, conforme nossa Política de Responsabilidade de Manutenção e Reparo e então encaminhará um prestador de serviços ao imóvel.
2ª etapa: Negociação e prazos.
Nesta etapa, que acontece após a visita de avaliação, a Refera solicita 48 horas para realizar o orçamento.
Quando for identificado que a ocorrência é de responsabilidade do locatário (inquilino), será encaminhado o orçamento dos serviços para os meios de contato registrados no contrato: e-mail, WhatsApp ou telefone. O início dos reparos só acontece após autorização do locatário (inquilino).
Caso o locatário (inquilino) deseje realizar os reparos com prestador de serviço de sua escolha, deve enviar 02 (dois) orçamentos para a execução dos reparos que serão encaminhados para o locador (proprietário) para análise. Se aprovados, uma autorização por escrito será enviada ao locatário (inquilino) para que possa realizá-los.
Caso o dano identificado for de responsabilidade do locador (proprietário), a equipe da Refera intermediará as tratativas, e o locador (proprietário) terá 72 horas para aprovar o orçamento. Somente mediante autorização do locador (proprietário) o serviço será realizado.
3ª etapa: Execução.
Após a autorização do responsável, o prestador de serviço direcionado pela Refera tem 24 horas para agendar com o locatário (inquilino) a data e horário para executar os reparos.
4ª etapa: Finalização.
Após a conclusão dos reparos, o locatário (inquilino) deve analisar o serviço para checar sua eficácia.
Você receberá um comunicado da Refera solicitando a confirmação do serviço. Caso o problema não tenha sido solucionado, abra um novo ticket no aplicativo, explicando o ocorrido para que o prestador responsável possa avaliar e solucionar o problema.
Informações importantes:
Para que os processos de manutenção aconteçam a Rotina Imobiliária precisa manter contato com o locatário (inquilino) e com a pessoa responsável residente no imóvel caso não seja o responsável pelo contrato.
Por isso, ao abrir um ticket no aplicativo, informe o telefone de contato do responsável e os horários em que ele está no imóvel para o agendamento da visita da equipe de manutenção.
Autorização para execução de serviços:
Para a execução de qualquer reparo, manutenção ou benfeitoria no imóvel é necessário possuir o registro da autorização do locador (proprietário) do imóvel.
Ao realizar qualquer serviço sem autorização prévia, o locatário (inquilino) perde o direito a reembolso de valores caso o locador (proprietário) não concorde com os procedimentos realizados no imóvel.
Atenção! Independentemente da quantidade de reparos necessários, abra apenas um ticket, descrevendo no mesmo todos os serviços necessários. Ao abrir mais de um ticket simultaneamente você cria uma fila de informações no seu cadastro e pode atrasar os processos.