Pagamentos

Preparei um material com todas as orientações que você precisa saber sobre os pagamentos do contrato de locação.
 
  • • Como tenho acesso ao boleto de aluguel?

    O boleto do aluguel é enviado mensalmente para o e-mail informado no contrato de locação e fica disponível no site da Rotina Imobiliária na Área do cliente e no aplicativo Rotina Imobiliária no google play ou app store, podendo também ser solicitado através do WhatsApp.

    Os boletos de aluguel são enviados por email, pelo menos 15 dias antes do vencimento.

  • • O que eu pago?

    O boleto de aluguel da Rotina Imobiliária contém:

    Despesas:

    • Aluguel:

    O pagamento do aluguel é referente ao mês vencido. Ou seja, você paga pelos dias em que morou no imóvel.

    • Seguro incêndio:

    Você é responsável pelo pagamento mensal do prêmio do seguro incêndio. O seguro inclui a proteção básica contra incêndio, queda de raio, explosão e perda de aluguel. Saiba mais sobre o seguro incêndio.

    • IPTU:

    É pago pelo locador (proprietário) diretamente para a prefeitura e a cobrança é reembolsada por você em 6 parcelas mensais. Saiba mais sobre o IPTU.

    • Condomínio:

    Caso o imóvel locado tenha condomínio, este será cobrado juntamente com o boleto do aluguel. Saiba mais sobre Despesas de condomínio.

    Reembolsos:

    • Acordos e descontos:

    Caso você tenha negociado algum acordo ou desconto com o locador (proprietário), ele é lançado na forma de reembolso no boleto de aluguel.

  • • Como eu pago?

    Você paga o boleto de aluguel em qualquer instituição bancária até a data do vencimento.

  • • Não recebi o boleto, o que devo fazer?

    Nós enviamos o boleto para o e-mail do locatário (inquilino) cadastrado em nosso sistema.

     O envio é automático e mensal. Caso não receba verifique também as pastas de spam ou lixo eletrônico do seu provedor e adicione o domínio da Rotina Imobiliária em seus contatos.

    Caso não esteja recebendo ou não tenha acesso ao e-mail, entre em contato com a gente para que possamos atualizar o e-mail cadastrado.

    Você também pode obter o boleto fazendo seu login em nosso aplicativo ou Área do cliente em nosso site, na área “Boletos” ou solicitar através do WhatsApp.

    Informações importantes:

    • Tempo de confirmação:

    Após o pagamento, em até 24horas, você receberá um e-mail confirmando que recebemos o seu pagamento.

    • Feriados ou finais de semana:

    Se o vencimento cair em finais de semana ou feriados, você poderá pagar o seu boleto no próximo dia útil.

    Fique atento também ao expediente bancário da instituição que escolher para efetuar o pagamento do boleto de aluguel. Caso ele seja realizado após o horário determinado pelo banco, o repasse do valor será feito à Rotina Imobiliária apenas no dia útil seguinte, gerando atraso.

  • • Meu boleto de aluguel venceu, o que eu faço?

    Até 5 dias após o vencimento, você pode efetuar o pagamento em qualquer instituição bancária, sem precisar gerar uma segunda via.

    Conforme acordado no contrato de locação, será cobrada multa de 10% sobre o valor total devido, mais juros de 1% ao mês e correção monetária, calculados dia a dia até o pagamento de forma automática pelo próprio banco.

    Após os 5 dias do vencimento, você deverá entrar em contato através do Whatsapp.

  • • Posso mudar a data de vencimento do aluguel?

    No momento de fechar o contrato de locação,  você escolhe a data de vencimento do aluguel mais adequada para você, dentre as opções: 10, 20 e 30.

    A data de vencimento do aluguel está atrelada ao pagamento para o locador (proprietário) do imóvel, de forma que para alterar a data, é necessária autorização do mesmo.

    Caso seja realmente necessária a alteração, você deverá entrar em contato através do Whatsapp.

    É muito importante no início da locação escolher a melhor data para você para evitar contratempos futuros.

  • • Como regularizo pendências financeiras?

    Se você tiver alguma pendência como boletos em atraso, entre em contato com nossa equipe de cobrança através do Whatsapp, que vamos avaliar a situação e te auxiliar da melhor forma possível.

  • • Qual a responsabilidade do fiador no contrato de locação?

    O fiador em um contrato de locação, se torna o principal pagador, solidariamente responsável pelo cumprimento de todas as cláusulas e obrigações do contrato de locação.

  • • Como é feito o reajuste do aluguel e com qual periodicidade?

    O reajuste anual do aluguel é um direito do locador (proprietário) do imóvel conforme prevê a Lei do Inquilinato (Art. 18 da Lei n. 8.245/91). Esse reajuste é previsto em contrato, e o índice utilizado é o IGP-DI calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

    O índice de reajuste de aluguel é aplicado uma vez ao ano, na data de aniversário de contrato, sobre o valor em reais.

    No mês de aniversário do seu contrato, a Rotina Imobiliária aplica o valor do índice acumulado dos últimos doze meses e multiplica pelo valor do seu aluguel, sem contar condomínio e outras contas de consumo. Utilizamos a porcentagem do mês anterior ao aniversário para calcular os novos valores, porque o índice IGP-DI só é divulgado no meio do mês.

    Um exemplo: o valor do seu aluguel é R$ 1.000,00, o índice do seu contrato é o IGP-DI e o aniversário do seu contrato é no mês de outubro. O cálculo é realizado da seguinte forma:

    Esse novo valor do aluguel começa a valer na fatura com vencimento em novembro.

     Acesse o aplicativo Rotina Imobiliária, google play e app store nele você encontra todas as informações sobre o seu contrato. Pode ficar tranquilo você receberá um e-mail informando sobre o valor do reajuste.

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