5 – Atendimento da rescisão e devolução de chaves

Finalizada a etapa de reparos e vistorias, acontece o atendimento da rescisão do contrato de locação.

O atendimento da rescisão acontecerá online. Você vai receber no e-mail de cadastro o link e as orientações para ingressar na sala virtual no dia e horário previamente agendados por você.

Para sua segurança a vídeo chamada será gravada e a gravação ficará disponível por 30 dias.

Você será informado do valor dos débitos existentes para efetuar o pagamento e terá 24 horas para entregar as chaves.

Lembre-se de solicitar o encerramento dos serviços de água e energia que estão no seu nome.

Atenção: Entraremos em contato através do WhatsApp para agendar a devolução das chaves.

  • Saiba mais sobre a rescisão do contrato de locação
  • • Quando o locatário (inquilino) pode rescindir o contrato de locação?

    O locatário (inquilino) pode solicitar a rescisão do contrato de locação a qualquer momento, ciente da cobrança de multa rescisória, nas condições específicas abaixo:

    ⇨ Caso a rescisão seja solicitada após a assinatura do contrato e antes do início da cobrança do aluguel:

    Será aplicada multa rescisória no valor de 1 aluguel integral.

    ⇨ Após o início do contrato e antes do período de 12 meses*:

    Será aplicada multa rescisória de 3 vezes o valor do aluguel, proporcional ao período que falta para completar os 12 meses.

    *Esse prazo está definido em contrato, avalie o que foi acordado.

    ⇨ Solicitando após 12 meses*, porém sem formalizar o aviso de desocupação.

    Será aplicada multa rescisória no valor de 1 aluguel integral.

    *Esse prazo está definido em contrato, avalie o que foi acordado.

    Siga o guia completo da rescisão, para facilitar sua experiência.

  • • De acordo com o contrato de locação, quando há isenção de multa rescisória?

    Existe a possibilidade de isenção da multa rescisória quando:

    ⇨ O locatário (inquilino) solicitar a rescisão após o prazo mínimo de 12 meses de aluguel, respeitando 30 dias de aviso de desocupação;

    ⇨ Houver sentença de despejo;

    ⇨ O locatário (inquilino) for transferido de cidade pelo empregador, desde que apresente carta de transferência da empresa para análise. Nesta ocasião, o aviso de desocupação de 30 dias ainda deverá ser cumprido para evitar cobranças de multas adicionais. Durante o período do aviso é cobrado o valor integral do aluguel.

    Siga o guia completo da rescisão, para facilitar sua experiência.

  • • Como é calculada a multa rescisória do contrato de locação?

    Caso o locatário (inquilino) não cumpra o período mínimo de 12 meses do contrato, o valor da multa rescisória será de 3 vezes o valor do aluguel, proporcional ao período que falta para completar os 12 meses.

     Confira como o cálculo é realizado:

    3 x valor mensal de aluguel / período mínimo de contrato X (período mínimo de contrato - [menos] número de dias vividos).

    Para facilitar, acompanhe um exemplo.

    Considerando que o valor do aluguel é de R$ 1.000,00 e o locatário (inquilino) solicita a rescisão com 6 meses de contrato, o cálculo a ser feito é:

    Siga o guia completo da rescisão, para facilitar sua experiência.

  • • Como são feitos os cálculos das contas de consumo (IPTU, contas de luz, água e esgoto, taxa de lixo) na rescisão?

    O locatário (inquilino) deve solicitar após a vistoria final o encerramento do contrato das contas de consumo (contas de luz, água e esgoto) registradas em seu nome diretamente nas empresas responsáveis, realizando o pagamento das faturas em aberto incluindo as leituras de consumo final.

    O encerramento dos serviços garante que não sejam realizadas cobranças no período em que o imóvel estiver desocupado.

    As contas em nome do locador (proprietário) do imóvel ou outro representante, cálculo de consumo final e saldos residuais serão apuradas pela Rotina Imobiliária e cobradas do locatário (inquilino) no ato do atendimento da rescisão.

    Importante: Após solicitar o encerramento dos serviços, acompanhe o status junto as empresas fornecedoras, pois saldos residuais podem ser cobrados.

    Conforme regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Rotina Imobiliária não pode solicitar o encerramento dos serviços em nome do locatário (inquilino). Para auxiliar o procedimento, veja em Contas de Consumo, os principais contatos das empresas responsáveis pelos de serviços.

    Siga o guia completo da rescisão, para facilitar sua experiência.

  • • O que acontece se alguma fatura de contas de consumo ficar pendente após a finalização do contrato de locação?

    Se houver contas de consumo de responsabilidade do locatário (inquilino) emitidas após a rescisão do contrato, elas serão cobradas posteriormente.

    Veja em Contas de Consumo os principais contatos das empresas responsáveis pelos de serviços.

    Siga o guia completo da rescisão, para facilitar sua experiência.

  • • Qual a forma de pagamento dos débitos da rescisão?

    ⇨ À vista através de boleto bancário;

    ⇨ Em até 12 vezes no cartão de crédito (para essa opção, há juros de parcelamento de acordo com a operadora do cartão).

    Siga o guia completo da rescisão, para facilitar sua experiência.

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